Farta, forte, fria, formosa e fiel
(Fonte) Imagem retirada do seguinte endereço eletrónico:
http://www.vortexmag.net/loriga-seia/, em 23 de novembro de 2016, às 21:35.
Com vestígios de ocupação humana desde a Pré-História, a Guarda está situada num planalto a 1705 metros de altitude, no flanco nordeste da Serra da Estrela, estando mais ou menos localizada onde os Romanos tiveram a antiga Lancia Oppidiana, que foi destruída pelos bárbaros.
É a cidade é a mais alta do país e uma das mais altas da Europa. Ao ar historicamente reconhecido pela salubridade e pureza, foi-lhe atribuído o título de primeira "Cidade Bioclimática Ibérica" (2002). Aqui neva frequentemente e a tradição chama-lhe "Cidade dos F´s": Farta, Fria, Forte, Fiel e Formosa.
Foi fundada em 1199, por D. Sancho I, com o objetivo de promover a fixação de gentes na fronteira oriental, devastada pelas guerras entre cristãos e mouros. Todos os povoados que aqui se edificaram tinham o mesmo objetivo: a defesa e vigilância. Durante séculos, a Guarda era isolada e de dificil acesso. Só a partir da construção da linha férrea que a cidade deixou de estar confinada ao interior das muralhas da cidadela medieval para se expandir grandemente.
Nos dias de hoje a Guarda é cidade, sede de concelho e capital de distrito. Dividida administrativamente em 14 concelhos e 55 freguesias, a Guarda localiza-se na Região Centro e na Beira Interior Norte, tendo cerca de 180 370 habitantes.
O distrito é atravessado por diversos rios, dos quais o mais importante é o Douro e os afluentes da sua margem esquerda: Águeda, Aguiar, Coa, Teja, Torto e Távora. Também os rios Mondego, Zêzere e Alva têm a parte inicial do seu curso na região.
(Fonte) Imagem retirada do seguinte endereço eletrónico:
http://agrupamentoaguiardabeira.pt/sites/areadeprojeto12b2007iewb/page3/page3.html, em 23 de novembro de 2016, às 21:32.
Sem comentários:
Enviar um comentário